o papel do vereador


Uma pergunta que escuto muito é: "O que faz um vereador?" ou "Para que serve um vereador?"

Vou responder o que um vereador DEVE fazer já que não é o que temos visto por aí: Como representante da população perante a cidade em primeiro lugar ele deve SERVIR ao cidadão. 

Suas principais tarefas são fiscalizar a atuação do prefeito e o investimento dos recursos municipais, e sugerir medidas de interesse da sociedade através de proposição e aprovação ou veto de projetos de lei.

Fazendo uma comparação com um condomínio é como se o Prefeito fosse o Síndico e os Vereadores os Conselheiros. Em uma metrópole do porte de Belo Horizonte é um cargo que exige dedicação exclusiva.

Nos quatro anos de mandato conta com um gabinete, assessores e infra estrutura que possibilitam prestar um ótimo serviço à cidade. E isso tem que ser cobrado!

Por estar próximo às bases e ao eleitor, o vereador tem grande influência junto a deputados e até mesmo a governadores. Esse capital político é muito importante na hora de cobrar investimentos na cidade através de verbas estaduais e federais.

Além de ser a base do legislativo a Câmara Municipal de Belo Horizonte conta com uma Ouvidoria e nove Comissões Permanentes para tratar especificamente os diversos temas relevantes da cidade.


Acesse o site da Câmara Municipal de BH e saiba mais: http://www.cmbh.mg.gov.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

RETORNAR

Copyright © otavio.com 2016